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Projeto Erasmus+
Candidatura nº 2025-1-PT01-KA121-SCH-000313974

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Âmbito do projeto

A participação no programa Erasmus+ na vertente de mobilidade para fins de aprendizagem do pessoal docente, em modalidade de Job Shadowing, visa promover a melhoria da qualidade do ensino através da observação direta de práticas pedagógicas inovadoras em diferentes contextos educativos europeus. A escolha dos países — Bélgica, Alemanha e Finlândia — foi fundamentada na diversidade e excelência dos seus sistemas de ensino, bem como na sua experiência reconhecida em áreas estratégicas para o desenvolvimento educativo.

As áreas de melhoria são as seguintes:
    • Desenvolver as práticas de diferenciação pedagógica, as quais devem ser consolidadas e dirigidas para uma larga participação dos alunos na construção do seu saber, com o objetivo de favorecer a qualidade da aprendizagem e o progresso dos resultados académicos; 
    • Reforçar a prevenção de comportamentos inapropriados em sala de aula, situações de bullying e exclusão; 
    • Promover o cumprimento das regras de educação cívica por parte dos alunos, nomeadamente estimular o pensamento crítico.
Objetivos gerais do projeto
Os objetivos a atingir através do projeto C.I.VI.C. são os seguintes:
  • Fomentar a internacionalização da prática pedagógica;;
  • Observar e analisar metodologias de ensino centradas no aluno;
  • Promover a inovação curricular, nomeadamente nas áreas de ensino digital, inclusão e diferenciação pedagógica;
    • Estabelecer parcerias estratégicas com instituições europeias para futuras colaborações;
  • Reforçar a identidade europeia no contexto escolar.
Escolha dos países
O projeto “C.I.V.I.C.” será caracterizado pelo desenvolvimento de três mobilidades internacionais, em que as atividades de observação em contexto de trabalho serão levadas a cabo.
As escolhas dos países tiveram a seguinte fundamentação:
    1. A Bélgica destaca-se pela sua abordagem multilingue e pela integração da diversidade cultural no ensino, oferecendo um contexto educativo especialmente relevante para práticas inclusivas. A observação de metodologias aplicadas em contextos multilinguísticos contribuirá para a melhoria das práticas de ensino em ambientes heterogéneos e multiculturais.
    1. O sistema educativo alemão é reconhecido pelo seu forte componente técnico-prático, pela integração do digital na aprendizagem e pela valorização da formação contínua dos professores. A mobilidade para a Alemanha permitirá observar a articulação entre teoria e prática, bem como estratégias de avaliação formativa e gestão da sala de aula.
  • Considerada um modelo de excelência educativa a nível mundial, a Finlândia apresenta uma abordagem centrada no bem-estar do aluno, na autonomia dos professores e na aprendizagem baseada em projetos. O Job Shadowing neste país será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre práticas pedagógicas inovadoras, ambientes de aprendizagem flexíveis e políticas de motivação e valorização docente.
Implementação do projeto
A primeira mobilidade será em Bruxelas, Bélgica, para a qual foi feita uma seleção de três participantes no mês de julho. Esta está calendarizada para os dias 26 de outubro a 1 de novembro.
A segunda mobilidade, Alemanha, está prevista para março e contará com 4 participantes.
A terceira mobilidade, Finlândia, está prevista para maio e contará com 5 particpantes.
Para estas duas mobilidades, será aberta candidatura, para seleção dos nove participantes, para a qual terão de apresentar currículo atualizado e carta de motivação para a candidatura, ambos em língua inglesa, entre outros documentos a apresentar.
Resultados esperados
Este projeto  produzirá benefícios e impactos no pessoal docente, nos alunos e na escola propriamente dita.
  • Transferência de boas práticas observadas para o contexto escolar de origem.
  • Criação de planos de ação pedagógica baseados nas experiências observadas.
Promoção de uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo entre os docentes.
Disseminação interna e externa dos conhecimentos adquiridos, através de sessões de partilha e workshops.
Reforço da rede de cooperação europeia entre instituições de ensino.
Impacto na escola

A experiência de Job Shadowing proporcionará um impacto direto na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, incentivando uma abordagem mais reflexiva, colaborativa e centrada no aluno. A médio prazo, espera-se a criação de projetos transnacionais, o aumento da participação em programas europeus e a consolidação de uma cultura escolar mais aberta, inovadora e inclusiva.

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Procedimentos para se candidatar às mobilidades de março (Alemanha) e maio (Finlândia)

A divulgar brevemente...

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Projeto Erasmus+
KA1 - nº 2022-1-PT01-KA122-SCH-000072332

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Âmbito do projeto
De acordo com o último relatório Eurydice, cerca de 50% dos professores, a nível da Europa, referem sentir muito stress no trabalho. Em Portugal a quantidade de professores que experienciam muito stress é o dobro daqueles ao nível europeu. Quando interrogados acerca dos fatores de stress, os professores portugueses apontam sobretudo a falta de oportunidades para participar em formação e cursos de atualização para melhorar as suas competências profissionais e de ensino. O projeto C.I.V.I.C (Contributing to Increasing students’ ciVic engagement, Internationalization, and teachers’ Capabilities – contributo para o aumento do envolvimento cívico dos alunos, da internacionalização e das capacidades dos professores) nasceu neste cenário, com o objetivo de empoderar os professores.
As áreas de melhoria são as seguintes:
    • Desenvolver as práticas de diferenciação pedagógica, as quais devem ser consolidadas e dirigidas para uma larga participação dos alunos na construção do seu saber, com o objetivo de favorecer a qualidade da aprendizagem e o progresso dos resultados académicos; 
    • Reforçar a prevenção de comportamentos inapropriados em sala de aula, situações de bullying e exclusão; 
    • Promover o cumprimento das regras de educação cívica por parte dos alunos, nomeadamente estimular o pensamento crítico.
Objetivos do projeto
Os objetivos a atingir através do projeto C.I.V.I.C. são quatro:
  • Favorecer a implementação de uma metodologia de aprendizagem por competências no Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro (AEGJ), com o intuito de aumentar o envolvimento dos alunos e melhorar os seus resultados académicos;
  • Apoiar os professores na aprendizagem de novas metodologias e técnicas afim de criar um ambiente escolar mais inclusivo e livre de bullying;
  • Favorecer a adoção de metodologias para apoiar o envolvimento cívico dos alunos, no sentido de contribuir para a inovação educativa no AEGJ;
  • Aumentar a internacionalização do AEGJ.
Implementação do projeto
O projeto “C.I.V.I.C.” será caracterizado pelo desenvolvimento de três mobilidades internacionais, em que as atividades de observação em contexto de trabalho serão levadas a cabo.
Em cada mobilidade será abordado um tema diferente, como a seguir se descreve.
  • A primeira mobilidade decorrerá na Irlanda, em que cinco professores (pelo menos um de matemática e um de inglês) irão participar em atividades de observação em contexto de trabalho. O tema será ensino por competências.
  • A segunda mobilidade decorrerá na Itália, onde cinco professores (pelo menos 2 professores de apoio) irão tomar parte em atividades de observação em contexto de trabalho. O tema abordado será a inclusão e as formas de lidar com episódios de bullying e indisciplina.
  • A terceira mobilidade decorrerá em Malta, onde cinco professores participarão em atividades de observação em contexto de trabalho. O tema será como aumentar o envolvimento cívico dos alunos e promover o desenvolvimento do seu pensamento crítico.
Resultados esperados
O projeto “C.I.V.I.C.” produzirá benefícios e impactos no pessoal docente, nos alunos e na escola propriamente dita.
Os docentes irão vivenciar… 
- Atualização profissional dos seus métodos de ensino;
- Novas competências transversais; 
- Maior capacidade de envolver os alunos, levando-os ao sucesso académico; 
- Maiores possibilidades de participar em atividades e cursos de aperfeiçoamento, graças a novas habilidades de interconexão e a um maior conhecimento do Fundo Erasmus+.
Os alunos irão beneficiar de…
- Um método de ensino novo e mais envolvente;
- Melhoria dos seus resultados académicos;
- Um ambiente escolar mais seguro e mais inclusivo;
- Um maior interesse em assuntos cívicos.

O AEGJ irá beneficiar de…
- Pessoal docente mais motivado e preparado;
- Ambiente escolar mais seguro e mais inclusivo;
- Maior internacionalização graças a uma maior rede europeia;
- Desenvolvimento de um plano de internacionalização e de um plano de treino das competências dos professores.
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